top of page
  • Equipe

Nossa Experiência Na Bienal do Livro 2022!

A Editora QUESTIONE! e o Projeto É Dia De Escrever, estrearam na bienal das bienais (pelo o que disseram alguns expositores).


Esta estreia só foi possível por conta dos nossos parceiros da Diários De Viagem que mais do que nos incentivar e abrir os nossos olhos para a importância da nossa presença lá dentro, apoiaram e foram nossos tutores nesta jornada. Aos amigos, amigas e amigues que nos seguem, sugerimos também seguirem e apoiarem eles.




Sobre a bienal, podemos dizer que esse sonho nasce no fim da primeira edição (agosto de 2021) do nosso projeto de incentivo a leitura e escrita, É Dia De Escrever. Finalizamos ele com o lançamento e distribuição do livro de estreia da Editora QUESTIONE!. Os 89 autores e autoras participantes deste projeto entregaram um retrato histórico e social tão potente, que nos acendeu a chama para intensificar a distribuição. Com isso, surgiu a idéia de participarmos da bienal 2022.





Assista aqui uma das 5 lives onde todos os 89 autores apresentam seus textos em cinco saraus online.




No mesmo ano, dezembro de 2022 chega o segundo lançamento da editora, do autor Junin, "Enquanto Caço Fantasmas, Escrevo Sobre eles", livro responsável por puxar as vendas da nossa "Barraquinha" dentro da bienal localizada na Travessa Literária. O livro tem um projeto gráfico incrível pensado e produzido pela designer gráfica e artista visual Mônica Machado, e pela ilustradora e também designer, Camila Ribeiro. Essa dupla é melhor que o Bebeto e Romário de 94 quando o assunto é projeto gráfico, diagramação e ilustrações. Esse processo também contou com direção do próprio autor do livro. O Trio fez golaço atrás de golaço em cada detalhe do livro e quando o visitante da feira passava e batia o olho, ele já queria folhear e depois ficava impossível não levar. Esgotamos a primeira tiragem do livro em 4 dias. Conseguimos repor o livro a tempo do último fim de semana e hoje, são mais de uma centena de pessoas com esse título na mão. Aliás, quem tem, manda pra gente uma mensagem, email, marca nas redes, manda um sinal de fumaça sobre o que achou do livro.


E para completar a trinca de livros que levamos, "Alinhavo deLírios e AçoCenas", do autor Arce Correia, chegou dia 14 de junho ao mundo para seguir o caminho dos 2 primeiros lançamentos da editora, e brilhar.


Alias, foram 100 unidades vendidas em menos de um mês, e na bienal, esse lançamento foi abrilhantado pela presença do autor nos dia 09 e 10 de julho, onde além do autografo e dedicatória, o nosso visitante recebia ao vivo as interpretações e cantos do autor Arce Correia dos seus textos publicados.


Como editora independente e expositores estreantes, podemos dizer que o saldo (geral e não financeiro) é positivo.





Fizemos contatos incríveis ali dentro que certamente vão nos dar alguns nortes para melhorar nossa distribuição e divulgação. Sendo uma das poucas editoras independentes num mar de tubarões, atraímos muitos leitores que buscavam uma curadoria semelhante ou exatamente como a nossa. Não foram poucas as pessoas que ao pararem no stand gostaram tanto dos 3 títulos que levavam tudo. Novos autores também se encantaram com o carinho e cuidado com cada lançamento e agora temos dezenas de originais para conferir. Nossos agradecimentos a todes que estão entrando em contato.


Com mais de 600 mil visitantes, a Bienal do livro também nos foi muito importante na ampliação de contatos com sites, influenciadores e profissionais do meio literário. Já estamos negociando leituras coletivas, podcasts, entrevistas, colabs e em breve anunciamos todas para vocês.


Mesmo com um pouco de dificuldade com a organização da feira, para nós, a bienal foi um sucesso. Como diria o slogan deste ano, "Todo Mundo Sai Melhor Do Que Entrou", e com a gente, podemos confirmar que isso aconteceu. Ampliamos nossos contatos, fizemos inúmeros amigos e amigas, conhecemos a Letturale (Juliana e Dênis) que nos acompanharam com seu stand vizinho ao nosso ao longo destes 09 dias por mais de 100h na semana e tornaram-se grandes amigos que a literatura nos trouxe, vendemos além do que achamos que poderíamos e conseguiríamos e no fim, ainda estamos vivos.


Fica aqui nosso agradecimento a todes que passaram por nosso stand.


Esperamos nos ver em breve por aí.




Abraços,

Editora QUESTIONE!



18 views0 comments
bottom of page